01 abril, 2008

.............Tatsumi Orimoto

As obras do contemporâneo japonês Tatsumi Orimoto ocupam o 1º e 2º subsolo do Masp, em meio às comemorações do Centenário da Imigração Japonesa. Os 40 anos de carreira de Tatsumi Orimoto dedicado em homenagens aos idosos, Orimoto é um artista que agrega o surreal e referências muito pessoais, a série “Art Mama” (foto ao lado) tem como protagonista sua mãe, vítima de Alzheimer; A senhora que é vista em fotos e vídeos está em situações que causam estranheza num primeiro momento, mas que se fazem entender pelo seu contexto de integração social. A inclusão da mãe em sua produção artística é uma atitude corajosa e contraditória quanto aos preceitos usuais: ao invés da exclusão social que sua mãe está predestinada, uma vida ativa com repercussão pública internacional.


Outra série “Bread Men”(foto ao lado), apresenta o artista, ora só, ora em companhia de outras pessoas, com pães amarrados em suas cabeças. Sua mãe, uma vez mais, também participa. As situações são diversas: eventos, caminhadas, encontros no metrô, entrevistas na televisão. O principio básico, segundo o artista, é aproximar o Oriente e o Ocidente: o pão como simbologia para estabelecer a comunicação e integração entre as duas partes do mundo.

Os princípios muito valorizados na terra do sol nascente, na mostra é retratado de um jeito diferente: o comportamento social, o individualismo, o oposto e a integração Ocidente e Oriente formam um conjunto expositivo que chama a atenção do público em países como Alemanha, Itália, Estados Unidos, Austrália e inclusive Brasil. Um ponto a se melhorar é a suporte do local de apresentação, muitas instalações ao mesmo tempo demonstram falta organização.

Nenhum comentário: