04 abril, 2008

.............Magnum 60 anos

João Kulcsár, curador da exposição teve a árdua tarefa de selecionar 50 imagens de um acervo de 1 milhão de fotos , conta como a agência Magnum se tornou referência na fotografia mundial, com imagens que habitam o imaginário da humanidade.

Magnum 60 Anos trás á Caixa Cultural as comemorações de uma das mais famosas agências fotográficas do mundo. Criada pela geração de ouro do fotojornalismo, Henri Cartier-Bresson, Robert Capa, David ´Chim´ Seymour, George Rodger, fundaram em 1947 a Agência Magnum. Organizada como uma cooperativa, a agência permitia aos seus membros liberdade e independência, direito aos negativos, direito à assinatura e direito à edição do próprio ensaio fotográfico. O grupo explorou uma dimensão humanística da imagem e fez uma revolução de linguagem e de procedimentos.

Pela 1ª vez no Brasil "Magnum 60 Anos", apresenta as fotos mais clássicas do acervo, que fazem parte do imaginário de todos, tais como a bela jovem afegã, que foi capa da revista "National Geographic" (foto a cima), a foto de um jovem enfrentando uma interminável fileira de tanques na Praça da Paz Celestial (foto ao lado), uma aterradora imagem da destruição dos ataques terroristas de 11 de setembro em Nova York.

"Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração" dizia Henri Cartier-Bresson.

"As fotografias da agência Magnum contam a história do mundo, pois seus fotógrafos estão onde as coisas acontecem".

Eles expressavam através da imagem, os seus próprios sentimentos e idéias de sua época. Rejeitavam a montagem, valorizavam o flagrante e o efeito místico mais famoso da história. O único ponto negativo se dá em relação ao local isolado, não é muito conhecido.

Os amantes da fotografia terão ainda a oportunidade de conferir a palestra do fotógrafo da Agência Magnum, Christopher Anderson, dia 23 de outubro (terça-feira), às 19h, e de participar de visita monitorada com o curador da mostra, João Kulcsár, também no dia 23 de outubro, às 17h.

Nenhum comentário: